material de apoio
textos para reflexão
Lições da vitória do Brasil – Chico Whitaker e Oded Grajew
É interessante notar que o sentimento de muitas pessoas de fora do Brasil, quando comentam a vitória de Lula nesta eleição de 2022, é o de que tivemos a sorte da bola entrar apesar de passar raspando pela trave.
A burocratização nas instituições e a naturalização dos “absurdos”
Por Waldir Augusti Chico querido e demais companheiros/as, Fiz atenta leitura do relato que você escreveu sobre sua reunião com os procuradores. Pude sentir certa decepção de sua parte frente à burocratização nas instituições e a naturalização dos “absurdos” praticados por nossa sociedade, sobremaneira os que têm o poder de manipulação bem estruturado, a ponto […]

Minorias abraâmicas – João Baptista Herkenhoff
A expressão minorias abraâmicas foi criada por Dom Helder Camara. Na política, nas igrejas, nos espaços sociais em geral, a minoria não comanda. Numa visão pragmática, a minoria deve submeter-se à maioria, ainda que essa maioria escravize a minoria. Através da TV, das emissoras de rádio e dos jornais, podemos tomar conhecimento dos resultados das […]

Quantas mortes evitáveis serão ainda necessárias?
Artigo 132 do Código penal: perigo para a vida ou a saúde de outrem

Roda de conversa Dom Tomás e suas lutas: desafios e esperanças para os dias atuais”
Na roda de conversa “Dom Tomás e suas lutas: desafios e esperanças para os dias atuais”, na 7ª Semana Dom Tomás Balduíno, testemunhos da vida de luta e persistência, em defesa do povo, de Dom Tomás Balduíno.

O que você vai fazer?
Eliane Brum, no Manifesto Artistas pelo Impeachment do genocida Jair Bolsonaro, 10 de maio de 2021 Eu tenho perguntado publicamente, e também a mim mesma, como o povo que se acostumou a morrer e se acostumou a assistir a outros morrerem será capaz de barrar o seu próprio genocídio? Eu não tenho dúvida de que […]

Um grito de indignação dos sem poder
Chegamos a mais de 250 mil mortos! Número inaceitável de mortes em tempos de paz.

Formas de desenvolver a “reflexão ação” por meio da teoria da Pedagogia Freinet
A Pedagogia Freinet tem no trabalho (ação) como uma prática que “torna um ser atuante na sociedade de forma crítica e criadora”.

Da cooperação à autogestão
Apenas seres autônomos e libertados saberão construir a sociedade livre que atenderá às suas necessidades profundas de homens.

Mergulhar nas águas da vida do povo
Atualmente, no Brasil, nos ambientes e círculos de pessoas mais conscientes e críticas, em quaisquer conversas e reflexões sobre o que estamos vivendo, a proposta que sempre volta como urgência é a necessidade de retomarmos os trabalhos de base.