núcleos

características dos núcleos de reflexão e ação

Cada “núcleo de reflexão e ação” surge da decisão de pessoas Indignadas e Sem Poder de se reunirem sistematicamente, em grupos de afinidade, para compartilhar suas preocupações e propostas para passar da indignação à ação.

Todos temos sempre muito a aprender e sempre algo a ensinar através da intercomunicação horizontal, da reflexão coletiva e da troca de experiências.

Em tempos de pandemia essas reuniões ainda não podem ser presenciais, mas a própria pandemia nos fez descobrir uma alternativa que está se firmando: os encontros em salas virtuais.

O Candeeiro lhe oferece (no espaço como formar núcleos) informações sobre os diferentes programas existentes para abrir essas salas.

Nesses encontros podemos nos intercomunicar e aprofundar nossas reflexões com pessoas que moram em diferentes cidades e até muito longe de nós, pelo Brasil afora, o que nos abre novas perspectivas no pós-pandemia.

  • Reunindo-se e trocando ideias, as pessoas descobrem as necessidades umas das outras e de seu entorno e desenvolvem a consciência ética, étnica e ambiental que se expressa em gestos concretos e solidários, desde, por exemplo,
  • todo apoio psicológico, pedagógico, nutricional a desempregados;
  • até o engajamento em lutas por mudanças estruturais em busca de um outro mundo possível.
    .

Será importante que cada grupo tenha animadores ou animadoras (que se revezem na função) e não donos.