quem somos

A plataforma Candeeiro está sendo lançada pelo Núcleo de Reflexão e Ação “Todos pelo Bem Comum”, associado ao CEBI – Centro de Estudos Bíblicos, junto com um número crescente de entidades e organizações que vêm apoiando a sua criação.

Somos um grupo de amigos, homens e mulheres, de vários lugares do Brasil, alguns se conhecendo de longa data, que resolveram se reunir virtualmente uma vez por semana, por meio dos instrumentos de intercomunicação que a pandemia nos fez conhecer.

Como cada vez mais brasileiros, estávamos indignados com o atual processo de destruição que o Brasil vem sofrendo e que nossas instituições não estão conseguindo interromper, e quisemos refletir juntos sobre a ação necessária para enfrentar essa situação.

Nossa primeira iniciativa, uma vez que o isolamento imposto pela pandemia nos impede de protestar e resistir ocupando as ruas, foi o lançamento de um abaixo-assinado virtual, através da plataforma Change, para que o então Presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, colocasse em votação os pedidos de impeachment que se acumulavam em sua mesa.

Nesse momento tínhamos chegado no Brasil a 100.000 mortes – a maior parte evitável, não fosse a ação e a omissão do desgoverno. No abaixo-assinado dizíamos: estamos consternados e indignados. Nada se conseguiu: mais pedidos de impeachment se acumularam, ultrapassamos as 240.000 mortes e já foi eleito um novo Presidente da Câmara. Aquele abaixo-assinado foi rebatizado: https://www.change.org/p/agora-200-000-mortos-estamos-ainda-mais-consternados-e-indignados; mas é preciso fazer mais.

O objetivo do Candeeiro, nossa segunda iniciativa, é estimular a multiplicação de núcleos de pessoas “sem poder” como nós. Acreditamos que, se surgirem por todo o Brasil muitos “núcleos de reflexão e ação”, o tecido social ganhará a densidade necessária para fazer frente à barbárie.

Mais do que isso, multiplicando esses núcleos podemos enfrentar um dos problemas que, em nossa análise, foi um dos fatores essenciais para a eleição do atual desgoverno do país: partidos e organizações sociais, concentrados nos desafios de governo, foram progressivamente descuidando da formação e da informação da base da sociedade, deixando o espaço aberto para aventureiros de todo tipo.

Muitos de nosso núcleo (mas não todos! Esta é uma iniciativa aberta) se conheceram no trabalho da Igreja Católica com as Comunidades Eclesiais de Base. Acreditamos que esse trabalho teve frutos relevantes, e que retomar dinâmicas desse tipo poderá ser um caminho para começarmos a sair do pântano em que nos encontramos.

Nesta plataforma virtual de ajuda mútua horizontal, em rede, pretendemos colocar à disposição de todos análises e reflexões sobre o que está acontecendo no Brasil e propostas de ação, para que os “indignados” nos estimulemos uns aos outros e possamos também realizar ações coletivas mais amplas.