O espaço Candeeiro só se manterá vivo se for alimentado pelos que a ele se vinculam. Não sobreviverá se for um instrumento de comunicação centralizado, que dependa de “redatores” ou de uma “equipe editorial” para a produção de seus conteúdos. Ele é um instrumento a serviço de uma rede, e só deverá e poderá se manter se essa mesma rede produzir seus conteúdos.
Ele está aberto portanto à troca de informações entre as diversas iniciativas de grupos de todo o Brasil que desejam compartilhar suas experiências com outros grupos ou núcleos espalhados pelo nosso país, assim como indicar documentos uteis para a consecução do objetivos da rede e fazer propostas de reflexão e ação.
Apesar do momento obscuro que vivemos, há muitas iniciativas de resgate à cidadania, de incentivo a arte, de formação política, de estudos compartilhados, de troca de saberes por todo o país. O Candeeiro é um espaço de troca desses conhecimentos.
Mas para que as contribuições sejam divulgadas no espaço Candeeiro, é importante definir algumas regras que todos aceitem.
Um grupo de pessoas” revisará com esse objetivo os textos e outras colaborações recebidas, sem interferir na sua forma nem em seu conteúdo, pedindo aos seus autores que os revejam se for o caso. Os membros do núcleo que o está lançando ou das organizações parceiras se revezarão nessa função, inclusive com pessoas vinculadas ao Candeeiro que desejem prestar esse serviço, ainda que não façam parte desse núcleo ou das organizações parceiras.
O direito de opinião está plenamente preservado. Mas não serão publicados no Candeeiro os textos que:
- façam apologia a violência e ao armamento das pessoas
- promovam discriminação racial, social, religiosa ou outros tios de intolerância
- promovam ou incitem práticas antidemocráticas
- divulguem notícias falsas
- divulguem material pornográfico ou atividades ilegais, em especial quando incluindo menores de 18 anos (segundo o artigo 241 do Estatuto da Criança e do Adolescente)
- utilizem imagens e/ou linguagem obscena
- incitem aos diferentes tipos de crime
- assumam posições negacionistas frente à ciência e na luta contra a pandemia
- divulguem programas e arquivos que contenham vírus ou qualquer outro código malicioso
O espaço Candeeiro se reserva ao direito de instituir quarentena para a análise e divulgação de contribuições do mesmo autor, caso alguma regra seja por ele constantemente descumprida.
Textos muito longos deverão ser acompanhados de um pequeno resumo e da indicação de onde pode ser encontrado. O mesmo se pede para indicação de livros. O Candeeiro não faz resumos nem reduz a dimensão dos textos ou os edita para publicá-los.
É incentivada:
- A divulgação das iniciativas e experiências dos grupos
- A elaboração de análises de conjuntura a partir da realidade de cada grupo
- Divulgações artísticas (teatro, dança, música, práticas populares, folclóricas) de resistência cultural e de construção de consciência cidadã
- Propostas de conteúdo para reflexão, ainda que em elaboração, que suscite a discussão e promova a Vida
O material divulgado é de total responsabilidade do grupo que o divulga.
Materiais e imagens protegidos por Direitos Autorais não poderão ser publicados sem prévia autorização do detentor dos direitos.
Materiais que porventura não respeitem as regras deste espaço serão rejeitados e seus autores serão notificados das razões da rejeição para que, se o desejarem, revejam suas propostas de publicação.