O Poder do Legislativo

ATENÇÃO! Votar em um bom representante no Poder Legislativo (deputado ou senador) é tão importante quanto votar em um bom Chefe do Poder Executivo (Presidente ou Governador)!

CUIDADO! Você já pensou em quem vai votar para o Legislativo?

O Candeeiro consolidou critérios e dicas de candidatos de organizações parceiras.

ambientalistas

O guia do #VotoSemVacilo chegou pra mostrar que seu voto importa e como uma escolha bem informada pode ajudar o futuro do país! #Eleições2022 

Fome, crise econômica, pandemia, ameaças à democracia, desmatamento recorde, ataques aos povos indígenas e defensores ambientais… o Brasil realmente não está para iniciantes, né? Mas as Eleições 2022 estão chegando e com elas temos a possibilidade de fazer a diferença votando por um outro projeto de país. Como? Escolhendo candidaturas com propostas que respeitem o meio ambiente e reconheçam todas as potências da floresta em pé. Acesse o Guia do #VotoSemVacilo e pega essa visão!

👉 Preencha o formulário e acesse o guia no site: https://votosemvacilo.org.br/

Congresso em Foco:  Farol Verde, candidatos comprometidos com o meio ambiente

O Congresso em Foco preparou uma série de informações fundamentais que podem ajudar você a decidir seu voto para a Câmara dos Deputados e o Senado Federal. Segue abaixo o link do Farol Verde, candidatos comprometidos com o meio ambiente.

campo

Candidaturas que assinaram a carta-compromisso Agroecologia nas Eleições 2022

👉 Saiba mais: https://agroecologia.org.br/candidaturas-que-assinaram-a-carta-compromisso-agroecologia-nas-eleicoes-2022/

ANA – Articulação Nacional de Agroecologia é uma rede nacional composta por organizações, redes regionais e movimentos sociais que atuam com #agroecologia 🌱

Campanha lança Carta Compromisso pelo fim da violência no campo aos candidatos e candidatas às eleições de 2022

➡️ Entre 2016 e 2022 a CPT registrou um total de 2.678 ocorrências de violências praticadas contra pessoas, resultando um total de 7.344 vítimas dessa prática. A mais cruel forma de violência são os assassinatos, com 276 ocorrências no período. Desses assassinatos, 41% estão correlacionados com as violências praticadas contra as famílias, especialmente às ações de pistolagem.

💪🏿💪🏿💪🏿 Diante dessa situação a Campanha Nacional Contra a Violência no Campo: em defesa dos povos do campo, das águas e das florestas lançou a carta compromisso aos candidatos e candidatas às eleições de 2022 para que esses(as) seus mandatos atuem na luta pelo fim dessa prática.

✒️✒️✒️ Para candidatas(os): para assinar a carta compromisso basta baixar o arquivo, assinar a carta e preencher o formulário disponível em https://forms.gle/KKH4D9DxxECKGmoz9

38 camponeses querem ocupar os parlamentos estaduais e federal

Representantes do campesinato, incluindo ribeirinhos, pescadores, sem-terra e populações tradicionais, lançaram candidaturas para conquistar espaços na política institucional, na eleição de 2 de outubro. Foram identificadas 38 chapas reunindo 25 homens e 13 mulheres de todas as regiões do Brasil, sendo uma chapa coletiva feminista. Estão distribuídas por 17 estados, em todas as regiões, e no Distrito Federal.

Saiba mais em: https://deolhonosruralistas.com.br/2022/09/14/38-camponeses-querem-ocupar-os-parlamentos-estaduais-e-federal/

Candidaturas assumem compromisso por um Brasil Sem Veneno

Representantes das chapas progressistas de diversos partidos e regiões do país concordam que, para alcançar um Brasil Sem Veneno, é fundamental fortalecer as políticas públicas de redução do uso de agrotóxicos, transição agroecológica e incentivo à produção camponesa e tradicional. E um dos principais caminhos para alcançar este objetivo é ocupar a política institucional.

Esse caminho foi mapeado pelo projeto Brasil Sem Veneno, uma parceria entre De Olho nos Ruralistas e O Joio e o Trigo, que identificou 542 iniciativas de combate aos agrotóxicos em todo o Brasil. São centenas de ações com diferentes estratégias, que partem de movimentos sociais, comunicadores, educadores, acadêmicos e legisladores.

Entre as iniciativas identificadas e as propostas das candidaturas há uma perspectiva em comum: a urgência de criar pontes entre campo e cidade para reverter a agenda de retrocessos movida por Jair Bolsonaro e pela bancada ruralista no Congresso.

👉 Saiba mais: https://deolhonosruralistas.com.br/2022/09/16/candidaturas-assumem-compromisso-por-um-brasil-sem-veneno/

Luta pela Terra: Conheça as candidaturas do MST nestas eleições

Neste ano, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) lançará candidatos aliados da Reforma Agrária, da moradia e da alimentação dignas. Grande parte deles cresceu em meio ao Movimento, começando sua atuação política desde cedo. Muitos ajudaram a construir o MST em seus estados de origem e, agora, trabalham para se eleger, levando a luta pela terra cada vez mais longe.

👉 Saiba mais: https://mst.org.br/2022/08/23/luta-pela-terra-conheca-os-candidatos-do-mst-nessas-eleicoes/

ciência

Ambientalistas e cientistas lançam candidaturas para combater as mudanças climáticas

👉 Assista ao vídeo: https://youtu.be/joTso4MKMYI?t=5

direitos humanos

Carta-compromisso COM AS ARIS
Áreas de Regularização de Interesse Social do DF

👉 Saiba mais: https://ocandeeiro.org/wp-content/uploads/2022/09/Carta-Compromisso-com-a-ARIS.pdf

Iniciativa que visa chamar a atenção dos/as candidaturas a mandatos de: Deputado/a distrital, Deputado/a federal, Senador/a, Governador/a e Vice-governador/a do Distrito Federal, nestas eleições de 2022. E sobretudo dos eleitores, da sociedade em geral, e da opinião pública SOBRE a gravidade da situação, em termos de violação dos Direitos Humanos e Sociais, que vivem as pessoas moradoras das 47 Áreas de Regularização de Interesse Social – ARIS.

Lista com sugestões de candidatos/as com engajamento em Direitos Humanos – Sempre às segundas

👉 Consulte aqui: https://ocandeeiro.org/wp-content/uploads/2022/09/CANDIDATOS-dep-federal-e-dep-estad-SP.pdf

A BANCADA PELO DIREITO À CIDADE EM SP ESTÁ CRESCENDO!

São mais de 30 adesões até o momento de candidaturas a deputada(o) estadual, deputada(o) federal comprometendo os futuros mandatos eleitos à defenderem as bandeiras levantadas pelos núcleos do BrCidades no estado de São Paulo, sendo elas a infraestrutura urbana nas periferias, construção da rede público de inclusão social, garantir o direito à mobilidade urbana e interurbana, universalização do saneamento, moradia popular, combate às privatizações, fortalecer a participação social efetiva e segurança pública e combate ao racismo.

👉 Consulte aqui: https://www.instagram.com/p/CilF7s9uTBH/

CANDIDATURAS COMPROMISSADAS COM A CAMPANHA DESPEJO ZERO

a Campanha Despejo Zero elaborou uma carta-compromisso contra as remoções forçadas aos candidatos e candidatas nas eleições de 2022, para, diante de situações de ameaça de remoção, possam atuar no sentido da permanência e das melhorias de condições habitacionais. CLIQUE ABAIXO E CONFIRA AS CANDIDATAS E CANDIDATOS!

👉 Saiba mais: https://www.instagram.com/campanhadespejozero/

economia

CARTA COMPROMISSO ARTICULAÇÃO BRASILEIRA PELA ECONOMIA DE FRANCISCO E CLARA

Durante os meses de maio e junho de 2022, foi como um imperativo ético de cuidado com nossa Casa Comum, com as pessoas, com todos seres, que construímos um processo coletivo de debates entre articuladores da Economia de Francisco e Clara e entidades produtoras da Economia de Francisco e Clara.

Esses movimentos populares que perfazem o rosto da economia de Francisco e clara no Brasil, apresentam aqui propostas concretas para serem debatidas pelo povo com candidaturas democráticas nessas eleições de 2022. Esse documento é um instrumento que alimenta nossa prática política territorial a caminho de uma agenda nacional de defesa do povo, de uma política conectada as necessidades reais das populações e comprometidas com uma economia a serviço da vida.

👉 Saiba mais: https://cnlb.org.br/encantarapolitica/wp-content/uploads/2022/08/Eleicoes-2022-Carta-compromisso-ABEFC-Articulacao-Brasileira-pela-Economia-de-Francisco-e-Clara.pdf

educação

Agenda 227 – Venha conhecer nosso especial “Educação no Centro do Debate – Eleições 2022”!

📌 A série de reportagens analisa as dez propostas de Educação do Plano País para a Infância e a Adolescência, documento elaborado pela Agenda 227 para priorizar os direitos de crianças e adolescentes.

Entre as proposições está a criação do Sistema Nacional de Educação, enfrentamento ao racismo, ao capacitismo e à cultura do fracasso escolar, financiamento adequado, valorização dos profissionais da educação, entre outras.

👉 Saiba mais: https://bityl.co/ELO9

lgbt+

Vote LGBT+

O #VoteLGBT é uma organização que, desde 2014, busca aumentar a representatividade de pessoas LGBT+ em todos os espaços, principalmente na política. A entidade entende  que só existe democracia quando há diversidade, por isso enxerga  a representatividade de forma interseccional às questões de gênero e raça.

👉 Saiba mais: https://votelgbt.org/

ANTRA – Associação Nacional de Travestis e Transexuais

Em 2022, a ANTRA segue sendo a principal instituição que faz um levantamento com o olhar específico às candidaturas trans, em continuidade a um trabalho iniciado em 2014. E a partir da busca realizada, conseguiu mapear pelo menos 79 candidaturas trans pelo Brasil, sendo 70 (89%) travestis e mulheres trans contra 52 em 2018, 5 (6%) homens trans, enquanto em 2018 tivemos apenas 1, e 4 (5%) candidates com identidades não binárias. Representando um aumento expressivo de 49% em relação a 2018, quando tivemos 53 candidaturas. Alcançando um novo recorde da participação de travestis e demais pessoas trans nessa disputa.

👉 Saiba mais: https://antrabrasil.org/eleicoes2022/

Congresso em Foco: Com aumento de 80%, Brasil já conta com 114 pré-candidatos LGBTI+

Um novo levantamento do Programa Voto com Orgulho, coordenado pela Aliança Nacional LGBTI+ em parceria com o Grupo Arco-Íris de Cidadania LGBTI+ (Rio de Janeiro) e o Grupo Dignidade (Curitiba), identificou 114 pré-candidatos que pertencem ao espectro LGBTI+.

👉 Saiba mais: https://congressoemfoco.uol.com.br/area/pais/com-aumento-de-80-brasil-ja-conta-com-114-pre-candidatos-lgbti/

mulheres

Questão de sobrevivência: conheça as candidatas feministas nessas eleições

A Bancada Feminina surgiu como forma de fortalecer a presença feminina e feminista na política brasileira. Inicialmente, era composta majoritariamente por partidos de esquerda, uma vez que eram as agremiações que já elegiam algumas mulheres. Conforme a ascensão de legendas de centro e de direita, a bancada passou a ser preenchida também por personalidades desse espectro político e, com isso, as pautas feministas começaram a enfrentar resistência já dentro da bancada. Torna-se urgente e necessário a eleição de mulheres que defendam as pautas femininas.

👉 Saiba mais: https://jornalistaslivres.org/questao-de-sobrevivencia-conheca-as-candidatas-feministas-nessas-eleicoes/

MOSAICO FEMINISTA 2022

Votar feminista é estar comprometida com a construção de um mundo de dignidade para todas. Aqui estão as mulheres feministas que queremos no poder em 2023.

👉 Saiba mais: https://mosaico.meuvotoserafeminista.com.br/

negros

Questão de sobrevivência: conheça as candidaturas do movimento negro nestas eleições

A bancada negra-antirracista ainda é pouco expressiva no parlamento que atualmente é composto de 75% de pessoas brancas. Ainda que a participação dessa população tenha crescido nos últimos anos, a representação é desproporcional. 56,2% dos brasileiros se declaram pretos ou pardos de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD).

A atuação politica antirracista é fundamental para reparação e superação das desigualdades e violências que a população negra enfrenta.

👉 Saiba mais: https://jornalistaslivres.org/candidatos-negros-conheca-as-candidaturas-das-eleicoes-de-2022/

pessoas com deficiência

E as pessoas com deficiência serão priorizadas pelos candidatos?

Pastoral da Pessoa com Deficiência listou alguns itens que devem estar entre as prioridades dos candidatos ao Executivo e Legislativo

👉 Saiba mais: https://osaopaulo.org.br/destaque/e-as-pessoas-com-deficiencia-serao-priorizadas-pelos-candidatos/

Questão de sobrevivência: conheça as candidaturas PcDs nessas eleições

É necessário escolher candidatos que lutam pelo direito de pessoas com deficiência; mais que isso, é preciso eleger pessoas com deficiência para cargos públicos. Representatividade PcD é importante em todos os lugares, e dentro da política não deveria ser diferente.

👉 Saiba mais: https://jornalistaslivres.org/questao-de-sobrevivencia-conheca-as-candidaturas-pcds-nessas-eleicoes/

povos tradicionais

Quilombolas lançam candidaturas em 13 estados

Ainda que a população brasileira seja composta por 56% de pretos e pardos, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Congresso apenas 17,8% dos parlamentares são negros. E não há nenhum quilombola ocupando as esferas de maior poder institucional no país.

Para transformar essa realidade, a Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Conaq) e a Coalizão Negra por Direitos se articularam para lançar candidaturas e eleger bancadas negras comprometidas com as lutas sociais por meio da plataforma Quilombo nos Parlamentos. Os resultados da iniciativa, que visa fomentar a construção dessas chapas, puderam ser atestados com o início oficial da campanha eleitoral, nesta semana.

De Olho nos Ruralistas identificou ao menos dezessete candidaturas, oito delas com mulheres concorrendo individualmente e nove chapas coletivas que incluem homens e mulheres de ao menos treze estados.

👉 Saiba mais: https://deolhonosruralistas.com.br/2022/08/19/quilombolas-lancam-candidaturas-em-13-estados/

Candidatos indígenas de 45 povos podem se eleger em 24 estados

Mais do que nunca, mulheres e homens originários querem aldear a política. Até o momento foram identificados 182 candidaturas de políticos autodeclarados indígenas no pleito deste ano. Entre elas, a equipe do De Olho nos Ruralistas levantou 56 chapas de partidos de centro-esquerda e progressistas (PT, PSOL, PSB, PCdoB, PSTU, Rede, PDT, UP e PV) e alinhadas ao movimento indígena. São candidaturas de pelo menos 45 povos das cinco regiões, que defendem a Amazônia, a Mata Atlântica, o Cerrado e a Caatinga, em 24 estados.

Nas eleições deste ano, 30 candidatos indígenas concorrem às Assembleias Legislativas, 21 querem um lugar na Câmara, um disputa o Senado e três pretendem ocupar os governos estaduais. O levantamento tem ainda Raquel Tremembé, militante da Teia dos Povos do Maranhão, que concorre ao cargo de vice-presidente pelo PSTU, na chapa encabeçada por Vera Lúcia.

👉 Saiba mais: https://deolhonosruralistas.com.br/2022/08/31/candidatos-indigenas-de-45-povos-podem-se-eleger-em-24-estados/

Campanha Indígena

A Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) quer apoiar e dar visibilidade às candidaturas indígenas, ampliando a representação nos poderes legislativos e executivos em todo o país. Vamos demarcar esses espaços de poder pela garantia de uma construção de sociedade mais plural e menos desigual.

Nosso principal objetivo é fortalecer e construir uma rede de lideranças indígenas, com enfoque na identificação de perfis que possam vir a fortalecer o movimento indígena no Brasil, se conectando também com redes de lideranças latinoamericanas.

👉 Saiba mais: https://campanhaindigena.info/

Quilombo nos Parlamentos

Conheça a iniciativa que reúne mais de 120 lideranças negras comprometidas com a agenda da Coalizão Negra Por Direitos, dos partidos: PT, PSOL, PSB, PCdoB, Rede, PDT, UP e PV.

👉 Saiba mais: https://quilombonosparlamentos.com.br/

trabalhadores

Para lutar por direitos sociais e trabalhistas, CUT lança 49 candidatos no país

Depois de seis anos perdendo direitos conquistados com muita luta, enfrentar arrocho salarial e desemprego, a classe trabalhadora precisa votar consciente nas eleições deste ano para eleger brasileiros e brasileiras comprometidos com os interesses dos trabalhadores e das trabalhadoras.

E para se contrapor as bancadas parlamentares como a patronal, formada por 196 deputados federais e 38 senadores, que aprovaram propostas como a reforma Trabalhista, que acabou com mais de 100 itens da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), e a previdenciária, que acabou com o sonho de aposentadoria de milhões de trabalhadores, a CUT lançou este ano a candidatura de 48 dirigentes para cargos de deputado federal, estadual e senador.

👉 Saiba mais: https://www.cut.org.br/noticias/para-lutar-por-direitos-sociais-e-trabalhistas-cut-lanca-48-candidatos-no-pais-54a2

outros

Dom Angélico: A Importância do Voto Consciente

Dom Angélico fala da importância do voto consciente, a responsabilidade do cidadão, cultivar o positivismo.

👉 Saiba mais: https://youtu.be/ZUP3UnRF6Rw

Igreja Povo de Deus em Movimento indica candidatos em São Paulo

👉 Saiba mais: https://ocandeeiro.org/wp-content/uploads/2022/09/lista-ipdm.jpg

O Poder do Legislativo

Acompanhe as transmissões sobre a importância do Legislativo no ocandeeiro.org.

1º programa: 08/09

2º programa: 14/09

3º programa: 21/09

4º programa: 28/09

Cuidado em quem votar