como interagir
Intercambiando sobre o Candeeiro
Podemos nos intercomunicar sobre o próprio Candeeiro, com ideias, comentários e sugestões para torná-lo um instrumento cada vez melhor e mais util.
Primeiramente quero agradecer pelo convite para participar da 2ª reunião do Candeeiro e desejo compartilhar algumas ideias e questões que me ocorreram.
Os participantes do encontro atenderam ao convite para “retomar o trabalho de formação política e de informação na base da sociedade”. Durante o encontro, Chico ressaltou que “somos uma rede”, não somos um grupo. Sendo rede, o que nos diferencia de grupo? O que é preciso para que a rede se sustente? E me pergunto: a Rede Candeeiro tem um público-alvo? Falar em ‘base da sociedade’ parece um tanto amplo, merece especificar mais, não?
Um recurso que considero muito útil nessa fase de constituição de uma organização é o Planejamento Estratégico, com olhar especial para uma avaliação pensada desde o planejamento e que caminhe junto com as ações. A avaliação ajuda a definir os próximos passos, a aprofundar o que está dando certo e identificar a eventual necessidade de redirecionamento.
O Candeeiro conta com uma plataforma virtual para a sustentação dessa rede, podemos dizer isso? Excelente ideia, mas mantê-la atraente e atualizada, com conteúdo relevante, requer recursos humanos e financeiros de certa monta. Como será (ou como está sendo, pois vocês já têm um caminho andado) no Candeeiro? Ademais, as participações e postagens serão livres e abertas a quaisquer interessados ou passarão por algum tipo de seleção?
Espero que as perguntas e sugestões possam ser úteis. Faço votos que essa iniciativa seja muito bem sucedida e fico à disposição para colaborar no que for possível.
Grande abraço,
Tereza Cardia
Psicóloga (com doutorado em Psicologia da Educação e experiência em organizações do Terceiro Setor)