PT do Rio abre processo contra deputada que votou por soltura de Bacellar
Fonte: UOL*
Por Saulo Pereira Guimarães

A Executiva Estadual do PT do Rio anunciou hoje a instauração de uma comissão de ética para apurar o voto da deputada estadual Carla Machado pela soltura de Rodrigo Bacellar, presidente da Alerj (Assembleia Legislativa do Rio), na segunda-feira.
O que aconteceu
- Partido afirmou que condena a decisão da deputada. Em nota divulgada nas redes sociais, a executiva informou que Carla votou contraria a orientação da legenda.
- Construção partidária “pressupõe compromisso”, diz PT. “A reiterada desconsideração das orientações partidárias e as divergências estruturais em relação às posições construídas coletivamente fragilizam a atuação do PT”, afirmou o partido sobre a deputada.
- Bacellar pediu licença do mandato para cuidar de “assuntos de caráter particular”. Em comunicado enviado ao UOL, a assessoria do presidente da Alerj informa que o afastamento valerá de hoje até o próximo dia 19.
Relembre o caso
- Carla foi a única petista a voltar pela soltura de Bacellar. Na votação, deputados estaduais fluminenses avaliavam se mantinham ou não a prisão determinada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal. A soltura foi aprovada por 42 votos a 21. Ontem, Bacellar deixou a sede da Polícia Federal.
- Bacellar foi preso no dia 3. Ele é suspeito de vazar informações sigilosas de operação contra o ex-deputado TH Joias (MDB) em setembro.
- Defesa do deputado diz que ele não atuou de forma alguma contra qualquer investigação. “Isso restará demonstrado, rechaçando as injustas suspeitas que lhe foram direcionadas”, afirmou o advogado Daniel Bialski ao UOL.
- Deputada petista encontrou Bacellar em maio. Nas redes sociais, ela classificou a reunião como “muito produtiva”. “É sempre enriquecedor dialogar com um conterrâneo comprometido com o desenvolvimento do nosso estado”, afirmou Carla à época. Ambos são nascidos em Campos, maior município fluminense em área.
* https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2025/12/10/pt-do-rio-abre-processo-contra-deputada-que-votou-por-soltura-de-bacellar.htm
