Relato da reunião do dia 20/01/2022 e desdobramentos
A reunião realizada em 20/01/2022 foi convocada pelo Núcleo de Reflexão e Ação “Todos pelo Bem Comum” às Entidades Parceiras do Candeeiro para preparar a divulgação da Carta Aberta por uma FRENTE DE RESISTÊNCIA E RECONSTRUÇÃO NACIONAL.
A Reunião de 20/01/2022 contou com 40 participantes e apresentou 3 blocos para discussão:
- 1º bloco: Criação de um vídeo apresentando a carta e a motivação para se juntar numa das ações propostas, com depoimento de algumas pessoas sobre esta frente.
Este vídeo foi concluído e apresentado no Fórum Social de Resistências em 29/01 às 16h.
Importante que todas e todos divulguem ao máximo a Carta Aberta à Gente Brasileira por uma FRENTE DE RESISTÊNCIA E RECONSTRUÇÃO NACIONAL, através do vídeo, cujo link segue abaixo:
- 2º bloco: Processo de construção e organização da FRENTE DE RESISTÊNCIA E RECONSTRUÇÃO NACIONAL
Motivação: apresentar para quem está indignado que existem caminhos concretos para fazer algo com que se identifique, juntando-se com outras pessoas que também querem trabalhar com aquele tema.
Esclarecimentos:
É um processo. As ações que estão colocadas são sugestões para iniciar esta frente de resistência e reconstrução. Outras iniciativas serão criadas de acordo com a evolução dos trabalhos.
Desdobramentos:
A partir da adesão de cada pessoa que subscrever a carta e escolher uma determinada ação, vão acontecer os seguintes desdobramentos:
- a) A divulgação da carta deverá ser contínua. Porém, nesta 1ª etapa é importante divulgar a carta com mais intensidade.
- b) A partir de meados de fevereiro, teremos uma 1ª noção de quantas pessoas se inscreveram numa determinada ação. Será possível, então, iniciar a 2ª etapa do processo.
- c) Então um curador (aquele que cuida do grupo) vai entrar em contato com todas aquelas pessoas para agendar uma 1ª reunião.
- d) A partir daí, o grupo vai definindo sua caminhada.
- e) O Curador de cada grupo será um elo de ligação com o Núcleo “Todos pelo Bem Comum” e o Candeeiro.
- f) Vamos criar um tipo de comunicação interna de forma que todos os grupos saibam o que está acontecendo em termos de evolução da FRENTE DE RESISTÊNCIA E RECONSTRUÇÃO NACIONAL.
- 3º bloco: Formação de um Coletivo de Comunicadores para divulgação da Carta Aberta, bem como as ações da FRENTE DE RESISTÊNCIA E RECONSTRUÇÃO NACIONAL.
Este coletivo de Comunicadores tem a missão de divulgar a carta e as ações que estão sendo desenvolvidas.
Esta missão é de todos nós, mas precisamos atrair gente que entende de comunicação para que esta frente prospere, de forma que consigamos sair de nossa bolha e chegar a muito mais gente.
Na reunião de 20/01/2022 iniciou-se a formação deste Coletivo de Comunicadores com a adesão de 12 pessoas inscritas. Foi criado também um grupo de whatsapp para comunicação interna do grupo e a 1ª reunião ocorreu em 22/01 e a 2ª reunião está agendada para 01/02/2022 às 19h.
Ainda na reunião de 20/01/2022 foram mencionadas outras iniciativas, tais como:
- Release para imprensa;
- Coletiva para a imprensa;
- Tradução da Carta para vários idiomas para facilitar a comunicação com os Coletivos internacionais;
- Criar uma retrospectiva do que está acontecendo no Brasil, citando os nomes dos responsáveis e também quem os patrocina;
- Exercer uma forte pressão internacional denunciando ARAS e todos os que são coniventes com o presidente da república;
- Dar o recado também aos deputados federais e senadores para mostrar que a sociedade civil está de olho neles;
- Divulgar material apresentando a correlação entre as ações do Congresso e do Executivo com o sofrimento das pessoas.
Para quem se interessar a fazer parte deste Coletivo de Comunicadores, as inscrições estão abertas para que se obtenha o maior número de pessoas possível para dar conta do recado.
Para se comunicar com o Núcleo de Reflexão e Ação “Todos pelo Bem Comum” acesse o “Fale conosco” da plataforma ocandeeiro.org ou pelo e-mail nucleo@todospelobemcomum.org.