Formas de desenvolver a “reflexão ação” por meio da teoria da Pedagogia Freinet
Por Zelito Sampaio
Olá pessoal, quero contribuir nessa jornada de propor formas de desenvolver a “reflexão ação” por meio da teoria da Pedagogia Freinet, um educador francês dos anos 1930.
Apesar do Freinet trabalhar muito mais com crianças, sua pedagogia é utilizada para qualquer idade.
Estou disponibilizando alguns estudos sobre a pedagogia Freinet relacionada principalmente sobre os objetivos que colocamos na plataforma do Candeeiro.
“… o Candeeiro pretende apoiar aqueles que, indignados com o que ocorre, estão se decidindo a retomar o trabalho de formação, informação e organização social na base da sociedade, numa perspectiva de tomada de consciência e de pleno exercício, por todos, de uma cidadania ativa e solidária.
Como instrumento possível graças às tecnologias atuais de intercomunicação, o Candeeiro será um espaço de informação, intercâmbio, interação e articulação das diferentes iniciativas que surjam, incentivando a troca de saberes, em que todos aprendem e todos ensinam, e o compartilhamento de histórias e experiências, para que essas iniciativas se multipliquem ao máximo.”
(Site Candeeiro)
A Pedagogia Freinet tem no trabalho (ação) como uma prática que “torna um ser atuante na sociedade de forma crítica e criadora”.
Também indico dois capítulos do texto Da cooperação à autogestão Pierre Yvin (Éditions ICEM – Pédagogie Freinet), que propõe que a atividade deve ser um projeto cooperativo, assim como um projeto político e estruturado nos modelos da autogestão.
Como podemos “retomar o trabalho de formação, informação e organização social na base da sociedade, numa perspectiva de tomada de consciência e de pleno exercício, por todos, de uma cidadania ativa e solidária”, se não exercitamos nas nossas próprias atividades?
EDUCAÇÃO POPULAR: DIÁLOGO COM AS TEORIAS DE FREINET E FREIRE
Jean Mac Cole Tavares Santos
Giovana Carla Cardoso Amorim
Alexsandra Maia Nolasco de Castro
O segundo princípio da pedagogia freinetiana é o tateamento experimental que trabalha a sensibilidade dos alunos. Para Freinet a aprendizagem é construída pela criança através da elaboração de hipóteses que são testadas podendo tornar-se uma apropriação concreta do conhecimento, e a pesquisa que a criança realiza usando o tateamento experimental possibilita essa análise. Para Freinet (1969, p. 85), “os únicos conhecimentos que podem influenciar o comportamento de um indivíduo são aqueles que ele descobre sozinho e dos quais se apropria”. Esse pilar presente no método natural de aprendizagem possibilita ao aluno um maior conhecimento do ambiente em que vive, através de suas descobertas, que são necessidades naturais do ser humano, utilizando o tatear, sondar, investigar….
A ATUALIDADE DA PROPOSTA PEDAGÓGICA DE CÉLESTIN FREINET
Marisa Del Cioppo ELIAS
A elaboração e o desenvolvimento do conhecimento estão ligados ao processo de conscientização que condiciona pensamento e ação. Portanto, ao educador cabe fornecer condições de trabalho e ação, aproximar o educando da realidade para que este possa desvendá-la e criticá-la, para poder reconstrui-la e reinventá-la, transformando, assim, a simples esfera da apreensão.