O funcionamento da Universidade Mútua (UniMútua) é assegurado por pessoas e organizações que compartilham os princípios e objetivos da UniMútua e se cadastraram como seus associados.
As Rodas de Conversa estimuladas pela UniMútua são espaços virtuais de trocas de saberes entre interessados nos diferentes problemas vividos pelo povo brasileiro. As Rodas também podem ser presenciais a critério de seus participantes.
Como espaço de troca de saberes, as Rodas de Conversa têm forma propícia para a horizontalidade na relação entre os que querem aprender e os que podem ensinar, assim como para inverter esses papeis entre os que nelas se encontrem. Ninguém está em posição mais elevada que os outros, nem no centro da roda.
1. Rodas de Conversa
O ponto de partida do funcionamento da UniMútua é a proposição, pelos associados, de assuntos em torno dos quais organizar Rodas de Conversa, e em seguida a divulgação desses assuntos no site ocandeeiro.org/unimutua, para que os associados indiquem as Rodas de Conversa de que desejam participar. [Clique aqui]
Todos os associados da UniMútua estão convidados a propor assuntos para as Rodas de Conversa, seja para trazer seus conhecimentos e experiências, seja para aprender com os outros associados. [Clique aqui]
O site ocandeeiro.org/unimutua manterá lista atualizada das rodas de conversa em curso e de novos assuntos propostos pelos associados.
2. Organização das Rodas de Conversa
Entre seus associados a UniMútua terá os facilitadores de Rodas de Conversa para:
– Identificar assuntos que tenham tido interessados, para que seja criada uma Roda de Conversa em torno de cada um deles;
– Remeter, aos interessados, link e data para o primeiro encontro, consultando-os previamente sobre datas e horários, se necessário e possível;
– Coordenar o primeiro encontro, solicitando aos seus participantes que escolham o animador da Roda (o animador modera e estimula a conversa sem dirigi-la nem direcioná-la, mas a encaminhando para que não se disperse, assegurando a horizontalidade dos intercâmbios e o direito de palavra a todos; pode ser aquele que tenha proposto o assunto em discussão, mas não necessariamente);
– Coordenar a programação da continuidade dos encontros da Roda de Conversa.
– Redigir nota de informação sobre o encontro e o que foi nele decidido, para publicação na Intercarta da UniMútua.
3. Comunicação
A Intercarta da UniMútua é o instrumento de intercomunicação interna, está aberta a textos dos associados e terá sua publicação sistemática no site ocandeeiro.org assegurada pela Equipe de Editores da Intercarta.
Cada facilitador de rodas de conversa passa a ser, após o encontro inicial da Roda que ajudou a ser criada, o elo da Universidade Mútua com essa Roda de Conversa, para questões em que se torne necessária sua intermediação, inclusive para consultas aos participantes da roda sobre a eventual entrada de novos participantes que se interessarem pelo assunto tratado na Roda.
A UniMútua mantém uma biblioteca digital de textos e audiovisuais com os saberes intercambiados nas rodas de conversa, podendo disponibilizá-los também para um público de não-associados da UniMútua, se os participantes das rodas de conversa de que resultaram estiverem de acordo.
A responsabilidade pelo funcionamento da UniMútua cabe ao Núcleo de Facilitação, Gestão, Suporte e Desenvolvimento, composto por associados da UniMútua além de representantes das várias funções e equipes de que seu funcionamento depende.