Skip to content

CONVITE

DE IDOSOS PARA IDOSOS

Convite para a criação de um Movimento de Envelhecimento Ativo Plus

Há bons anos, a proposta de envelhecimento ativo ganhou bastante adesão de idosos, estimulada pela propaganda de bicicletas, aparelhos e roupas de ginástica. Mas se dizia que faltava um “plus” nessa proposta: o engajamento em causas sociais.

Esse “plus” – como se diz na publicidade – seria o que de fato levaria a envelhecer com satisfação e saúde. Mais ainda: daria vontade de viver muito mais!

Aqueles que o propuseram consideravam que havia também outra razão: não se empurraria, para a arquibancada, gente com ânimo, conhecimentos, e experiência para voltar ao meio do campo.

No entanto, a ideia não “pegou”. É possível que, naqueles tempos, o país não tivesse tantos problemas de auto desestruturação, que põem em risco até a democracia, com o desmoronamento do Estado Democrático de Direito.

Mas talvez agora caiba retomar essa proposta. É o que se propõe neste convite: criar um Movimento de Envelhecimento Ativo Plus, ou MEAplus – como uma rede que estimule e interligue pessoas de mais de 60 anos (idosos, como diz a lei) a atuar em causas sociais.

Aumentaríamos assim o número dos que tomam bastante água, fazem exercícios físicos, estudam e não andam sem bengala e, ao mesmo tempo, usam suas horas livres para apoiar muitas das lutas que estão precisando de mais participantes.

Os idosos que assinam este Convite estão engajados na Campanha pelo fim da compra e sequestro de votos no Brasil, que está agora buscando “facilitadores” para apoiar a criação, em todo o país, de Comitês Populares de Fiscalização Eleitoral!

O formulário abaixo destina-se a receber adesões a esse convite. Encaminharemos, a todos que o preencham, a lista de atividades desenvolvidas pela Campanha acima indicada, para que cada um indique onde prefere atuar.

Uma vez tenhamos um número significativo de adesões, chamaremos os inscritos para eleger – numa lista de candidatos que se apresentem – 11 pessoas para o Comitê de Animação do MEAplus, que contará com o apoio do site ocandeeiro.org, que envia este convite.

A criação do MEAplus poderá propiciar também a montagem de modos – exemplarmente transparentes – de coleta de pequenas e grandes contribuições mensais para os gastos que as lutas exigem – com as quantias excedentes de cada uma sendo remetidas a outras.

O MEAplus poderá também divulgar, periodicamente, solicitações vindas de lutas que queiram contar com a participação de idosos.

Fiquem à vontade para mandar este convite a amigo(as) idosos(as) que possam se interessar em participar do MEAplus.

Abraços dos que assinam este convite:

Margarida Genevois (102 anos), Francisca Costa de Oliveira (95), Chico Whitaker (94), Claudius (90), Stella Whitaker (90), Lucio Gregori (89), Marcos Guerra (84), Antônio Funari (84), Heloisa Szymanski (81), Marie Louise Genevois (80), Michael Haradom (79), Rui Alves Grilo (79), Caldas (77), Enilde Borges Costa (76), Regina Inês Villas Boas Estima (75), Adélia Franceschini (74), Cleanto Beltrão de Farias (74), Antônio Carrasqueira (73), George Winnik (73), Zelito Sampaio (73), Teresa Arruda (70), Elizabeth Maria Costa de Oliveira (66), Jovita José Rosa (66), Guilherme Salgado Rocha (66), Zélia Izabel Matias Gouveia (66), Tania Veiga (65), Cristina Gomes Saraiva (63), Ivanildo Claro da Silva (60), Leran, Regina Viana Pannut, Salete Valesan. E da “Juventude do MEAplus”, guardando sua vaga no Movimento, João Sette Whitaker e Márcia Mathias de Castro.

4 de Fevereiro de 2026

P.S.: Para sua informação sobre a campanha em que estão engajados os idosos que lhes escrevem, veja o Manifesto com que se iniciou: https://ocandeeiro.org/manifesto-contra-venda-votos/

Convite para a criação de um Movimento do Envelhecimento Ativo Plus (MEAplus)

4 assinaturas

Convite para a criação de um Movimento do Envelhecimento Ativo Plus (MEAplus)

4 assinaturas

Sobre as formas de participar de lutas sociais

1. Participando das reuniões e decisões dos que as organizam!
2. Participando das mobilizações de rua necessárias (com ou sem cadeiras de rodas).
3. Divulgando ao máximo pela internet as ações e resultados das lutas.
4. Contribuindo financeiramente para os custos da luta.

Quem quiser já começar a participar da 4ª forma indicada, poderá usar o seguinte Pix: https://aeduc.typeform.com/meaplus

Pede-se que essa contribuição, ainda que modesta, seja continua, em espaços de tempo maiores ou menores, para permitir a programação de atividades do MEAplus.

Veja que pessoas já assinaram (4):

4
Marisa Marega
3
Moises Basilio Leal
2
Aldo Aldesco
1
Ivan Braga Ramos

Contato:

Para entrar em contato com o Núcleo Todos Pelo Bem Comum, acesse o “Fale Conosco”, clicando aqui.